A Instituição

Formandas do Curso de Doulas Voluntárias do Evangélico recebem seus certificados

 

 

As alunas que concluíram o Curso de Capacitação de Doulas Voluntárias, realizado em parceria entre o Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e a Faculdade Evangélica do Paraná, receberam na sexta-feira (13) seus diplomas durante solenidade realizada na sede do Hospital.

O Curso de Capacitação de Doulas Voluntárias forma pessoas para atuarem no Hospital Evangélico, especificamente com o objetivo de auxiliar no trabalho de parto, parto e pós-parto das pacientes grávidas, conforme as orientações da equipe médica e enfermagem da instituição.

A presença da doula voluntária acalma a parturiente e a encoraja, e propicia conforto e a redução da ansiedade materna. Com isso, a parturiente se sente mais segura e tranquila.

“Segurar as mãos da parturiente e ser uma presença amiga, por meio de orientações, instruções, conselhos e carinho é uma das funções das doulas voluntárias”, explica a pastora Ana Paula Genehr, do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Evangélico de Curitiba.

“A atividade da doula voluntária é de grande benefício para a parturiente e seu companheiro enquanto aguardam a chegada do seu bebê, pois preconizará a humanização do parto com atitudes de acolhida, empatia, respeito e cuidado”, concluiu Ana Paula.

A palavra "doula" origina-se do grego "mulher que serve".